5 Dicas para diminuir a retenção de líquidos

Thais Borges 0 Comentários


O desejo de muitas pessoas é perder aqueles quilinhos a mais, no entanto, algumas vezes, esse “peso” pode estar associado a retenção de líquido, o qual contribui para o aparecimento de celulites e inchaço no corpo. Confira as 5 dicas para diminuir a retenção de líquidos e fazer as pazes com a balança.

Como diminuir a retenção de líquidos

A retenção de líquidos ocorre quando o excesso de líquidos se acumula dentro do seu corpo, ela ocorre no sistema circulatório ou nos tecidos e cavidades. Pode causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos e pernas. Existem várias razões pelas quais isso acontece, muitas das quais não são graves.

Algumas mulheres passam pela retenção de líquido durante a gravidez, ou, antes do período menstrual. Pessoas sedentárias, que não praticam exercícios físicos e possuem hábitos alimentares ruins, são as mais suscetíveis a retenção.
No entanto, a retenção também pode ser um sintoma de uma condição médica grave, como doença renal ou insuficiência cardíaca. Se você estiver com retenção súbita ou severa de água, procure atendimento médico imediatamente.
No entanto, nos casos em que o inchaço é leve e não há uma condição de saúde subjacente, você pode reduzir a retenção de líquidos e fazer as pazes com a balança, a partir de alguns truques simples. Confira:
1. Coma menos sal

O sal é feito de sódio e cloreto. O sódio se liga à água no corpo e ajuda a manter o equilíbrio de fluidos tanto dentro como fora das células.

Se você costuma comer refeições com alto teor de sal, como muitos alimentos processados, seu corpo pode reter água. De fato, esses alimentos são a maior fonte alimentar de sódio.

O conselho mais comum para reduzir a retenção de líquido é diminuir a ingestão de sódio. 

2. Aumente sua ingestão de magnésio

O magnésio é um mineral muito importante. De fato, está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas que mantêm o corpo funcionando.

Além disso, aumentar sua ingestão de magnésio pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos.
Um estudo constatou que 200 mg de magnésio por dia reduziram a retenção de água em mulheres com sintomas pré-menstruais (TPM).

Boas fontes de magnésio incluem nozes, grãos integrais, chocolate preto e vegetais de folhas verdes. Também está disponível como um suplemento. Você pode comprar na Lola farmácia, os suplementos de magnésio por um preço mais acessível.

3. Aumentar a ingestão de vitamina B6

A vitamina B6 é um grupo de várias vitaminas relacionadas. Eles são importantes para a formação de glóbulos vermelhos e servem a muitas outras funções no corpo. Foi demonstrado que a vitamina B6 reduz a retenção de líquido em mulheres com síndrome pré-menstrual.

Os alimentos ricos em vitamina B6 incluem bananas, batatas, nozes e carne.
Você também pode comprar suplementos de vitamina B6 na farmácia local ou online.

4. Coma mais alimentos ricos em potássio

O potássio é um mineral que serve para várias funções importantes. Por exemplo, ajuda a enviar os sinais elétricos que mantêm o corpo funcionando. Também pode beneficiar a saúde do coração.

O potássio ajuda a diminuir a retenção de líquido de duas maneiras, diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina.

Bananas, abacates e tomates são exemplos de alimentos com alto teor de potássio.


Comer carboidratos refinados leva a picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue e insulina.
Níveis altos de insulina fazem com que seu corpo retenha mais sódio, aumentando a reabsorção de sódio nos rins. Isso leva a um volume mais fluido dentro do seu corpo.

Exemplos de carboidratos refinados incluem açúcares e grãos processados, como açúcar refinado e farinha branca.

Resumindo, para evitar e diminuir a retenção de líquidos é necessário ter uma alimentação mais saudável, rica em nutrientes como vitaminas e minerais, evitando o consumo de alimentos industrializados e carboidratos refinados.


0 comentários:

Obrigado por seu comentário!